terça-feira, 10 de agosto de 2010

camafeu de nozes
Ingredientes
 
2 latas de leite condensado
200g de nozes moídas
1 colher de sopa de manteiga

Ingredientes para enrolar e cobrir
2 xícaras de açúcar de confeitar
2 colheres de sopa de água morna
1 colher de sopa de suco de limão
40 pedaços inteiros de nozes
Óleo spray ou manteiga




Modo de fazer
Prepare o recheio: O recheio do camafeu pode ser feito no fogão ou no microondas.
No fogão: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o recheio agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar e soltar um pouco do fundo da panela. Retire do fogo e ponha em um prato fundo untado com óleo ou manteiga. Espere esfriar para enrolar.
No microondas: Coloque numa tigela alta o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Misture tudo e leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Retire, mexa vigorosamente com uma colher e torne a voltar com o recheio para o microondas por mais 2 minutos. Repita essa operação mais 3 vezes, agora deixando apenas por 1 minuto cada vez, até completar 7 minutos ao todo. Nesse ponto o recheio do camafeu estará pronto. Vire num prato fundo untado com óleo ou manteiga e espere esfriar para enrolar. 

Enrole os camafeus:  Primeiro coloque um pedaço papel manteiga sobre a mesa ou bancada onde irá trabalhar, para poder colocar os docinhos enquanto esperam a cobertura. Deixe o óleo spray ou a manteiga por perto. Espalhe óleo ou manteiga nas mãos e com uma colherzinha pegue uma pequena porção de massa. Enrole-a e dê o formato do camafeu. Coloque-os sobre o papel manteiga um ao lado do outro. Sempre que achar necessário, torne a espalhar mais um pouco de óleo ou manteiga pelas mãos e continue enrolando os docinhos até terminar toda a massa. 

DICA: O formato do camafeu de nozes é parecido com o do croquete, porém menor, pois parecerá maior quando receber a cobertura e a decoração com o pedaço de noz.
fazendo cobertura de açúcarPrepare a cobertura: Numa tigela peneire o açúcar de confeitar com um coador fino e misture com a água e o suco de limão com uma colher. Coloque menos uma colher de água para poder avaliar a textura. Se ficar muito grosso, acrescente a água restante. 
 
DICA: É importante peneirar todo o açúcar de confeitar para evitar que pequena bolinhas venham a comprometer a decoração.
A cobertura deverá ter uma textura grossa, o suficiente para dar ao docinho uma camada branca, porém ainda um pouco líquida para se espalhar com facilidade e proporcionar uma superfície lisa. A água pode ser substituída por leite, caso queira.
 
Termine os camafeus: Arrume uma grade de esfriar bolo sobre um pedaço de papel manteiga em cima da mesa, separe todas as forminhas e coloque-as próximas do local em que irá trabalhar.
Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe os docinhos na cobertura e levante-os. Deixe escorrer um pouco e posicione-os sobre a grade para que possam acabar de escorrer e secar. Enquanto a cobertura ainda está mole, decore com os pedaços inteiros de nozes. Quando secarem completamente, arrume-os nas forminhas de papel. 

DICA: Lembre-se que os camafeus são docinhos maiores e que forminhas pequenas para docinhos convencionais não servirão. Elas devem ser um pouco maiores e quando estiver soltando-as, passe os dedos por cada uma de forma a 'esticá-las', dando o formato mais comprido para comportarem os camafeus melhor.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário